cdl novo

Prefeitura quer mais 95 km de ciclovias distribuídas em diversas regiões da Capital

Administração municipal caminha para ter cerca de 130 quilômetros de área exclusiva para ciclistas

RAIMUNDA CARVALHO, DA REDAÇÃO 13 de Jul de 2017 - 17h36, atualizado às 08h44
Compartilhe
Foto:  Luciana Pires/Secom Palmas
Prefeitura de Palmas já construiu mais de 24 quilômetros de ciclovias na Capital

Da Redação

A busca por uma mobilidade urbana sustentável tem sido constante na gestão municipal. Melhorias da malha viária no perímetro urbano, melhorias das calçadas e também no transporte coletivo e mais de 24 quilômetros de ciclovias comprovam que Palmas está no caminho certo. As ciclovias têm se mostrado uma alternativa barata e viável ao uso dos automóveis e por isso a Prefeitura trabalha na construção de mais 95 quilômetros de ciclovias distribuídas em diversas regiões da Capital. No total, considerando trechos existentes, trechos em obras e os previstos para ser construídos com captação de recursos já em andamento, Palmas caminha para ter cerca de 130 quilômetros de ciclovias.

Palmas tem investido em calçadas acessíveis e em ciclovias. Recentemente, a prefeitura entregou mais um trecho no acesso à Praia da Graciosa e assim vai sendo construída essa imensa teia de circulação de ciclistas interligando importantes pontos da cidade. "O número de ciclistas tem aumentado diariamente e o município, ao realizar obras, já os insere no planejamento, para que toda a rede de mobilidade seja contemplada”, explica a arquiteta e especialista em Mobilidade, Joseísa Furtado.

O estudante Thyago Dutra, de 16 anos, é um dos usuários das ciclovias de Palmas. Apaixonado por esportes Thyago, que também é skatista, pedala pelas ruas e avenidas de Palmas diariamente e diz que não perde a oportunidade de usar as ciclovias. “Quando eu uso estas pistas eu me sinto mais tranquilo, pois sei que esse espaço é só para nós ciclistas, não há uma competição por espaço com os carros e os ônibus e isso é muito bom”, diz o adolescente.

Os trechos da cidade onde já existem ciclovias, sendo 24 km distribuídos pela cidade que ligam as regiões Norte e Sul ao Centro de Palmas: O primeiro trecho na Avenida Teotônio Segurado, entre a Ulbra e a Av. I, Aureny III; e os demais, nas avenidas LO-04 (saindo da Praça da Árvore), NS-02, LO-12, NS-01, LO-13 e NS-04; O segundo trecho fica entre as avenidas LO-13 e NS-01, onde a Avenida LO-13 (saindo da Defensoria Pública) é ligada à Avenida NS-01, cruzando a Avenida Teotônio Segurado.

Em obras
Além dessas interligações, novos trechos de ciclovias estão em obras nas avenidas JK, NS-15 e LO-05, com extensão de 6,654 km, os quais também serão interligados à Avenida NS-01. “Com essas interligações, torna-se possível, por exemplo, um passeio por ciclovias desde o Parque Cesamar à Praia da Graciosa, num percurso de 12, 845 km”, destaca Joseísa Furtado.

A arquiteta lembra ainda que o município sabe da importância das ciclovias e por isso trabalha com foco em expandir esse circuito exclusivo para ciclistas. (Com informações da Secom Palmas)


Comentários

Redação: Palmas, Tocantins, Brasil, +55 (63) 9 9219.5340, +55 (63) 9 9216.9026, redacao@clebertoledo.com.br
2005 - 2017 © Cleber Toledo • Política com credibilidade
ArtemSite Agência Digital